Pensée

Falar de amor... é deixar o amor falar.

Textos


Entrevista da Jornalista Shirley M. Cavalcante



Shirley Cavalcante
Olá Poetas, segunda é dia de entrevista no Solar de Poetas, vamos conhecer hoje a escritora/poeta Lúcia Ribeiro!

Jornalista Shirley M. Cavalcante (SMC) entrevista escritora Lúcia

Lúcia Ribeiro nasceu na Póvoa de Varzim, corria o ano de 1951. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses, e, obteve ainda, o Diplôme Supérieur d’Études Françaises Modernes, de l’Alliance Française e o Diplôme Supérieur d’Études Françaises (D.S.E.F.) de l’ Institut Français e duas Especializações, uma em Orientação Educativa e outra em Administração Escolar.
Tem trabalhos publicados em alguns jornais e revistas escolares e, ainda, em diversos sítios da Internet. Publicou no Recanto das Letras três E. livros: “Un morceau de moi”, em 2007; Olhares Escritos sobre o amor”, em 2012 e “Erótica Mente” em 2013, este último a ser publicado em livro brevemente.
Publicou o seu 1º livro de poesia “SENSUALidade 1” em 2006; em 2007, participou da “Antológica Primazia” da All Print Editora, de S.Paulo; em 2008, participou da “Antologia dei Premi, Poesia, Prosa e Arti Figurative” da Accademia Internazionale Il Convívio, de Castiglione de Sicilia, Itália; em 2009, participou do livro “Talentos” da EDITORA MM de Campinas, S. Paulo; em 2012, participou da 1ª Antologia da Editora UniVersus, Lisboa e editou o seu livro “BorboLetras na Editora Modocromia, Lisboa; participou na Coletânea “PALAVRAS DE CRISTAL I volume em 2013, Editora Modocromia, Lisboa e no Sarau “MAR-à-TONA em poesia” do grupo de POETAS POVEIROS E AMIGOS DA PÓVOA.

“Gostaria de convidar os leitores que nunca me leram, a tentarem fazê-lo, e, se não gostarem, a pedir-lhes, encarecidamente, que não desistam; leiam outros autores que os há, e, bons. Se se sentem tentados a escrever, escrevam. Percam o receio de fazer transbordar de vós os desabafos da alma. Assim se começa!”

Boa Leitura!

SMC - Escritora Lúcia Ribeiro é um prazer tê-la conosco no projeto Divulga Escritor. Conte-nos em que momento você se sentiu preparada para publicar o seu livro “BorboLetras”?

Lúcia Ribeiro - O prazer é todo meu. Agradeço a oportunidade que me foi dada, pelo Divulga Escritor para dar a conhecer um pouco de mim e do meu trabalho poético.
Agora, respondendo à sua questão, devo dizer-lhe que quando publiquei este livro, já me sentia minimamente preparada, tendo em conta que me estreei nestas andanças em maio de 2006, com o lançamento do poemário “SENSUALidade 1”, edição de autor, com uma tiragem de 500 exemplares, felizmente, esgotada.

SMC - Como foi a escolha do Titulo?

Lúcia Ribeiro - Um dia, vagueando pela Net, encontrei a imagem que compõe a capa do livro, um trabalho do fotógrafo César Torres pelo qual fiquei siderada. Daí a pedir os direitos ao autor, levou muito pouco tempo. Ora como a capa já existia, havia que criar um título que se articulasse com o tipo de poemas (curtos e leves) e a delicadeza das borboletas. Enfim, o título deve-se ao facto de este livro ser composto por tercetos ou poetrix ( poemetos), que se lêem num ápice, levando-nos a um delicado esvoaçar de olhos, tal borboleta poisando em pequenos grupos de flores (letras) . De forma rápida e suave, o leitor vai borboleteando emoções … E, assim nasce este “BorboLetras”.

SMC - Que temas você aborda nesta obra?

Lúcia Ribeiro - Nesta obra, tal como em praticamente tudo o que escrevo, o tema é invariavelmente o amor, desenhado, embora, com subtileza, aspergido de sensualidade e/ou erotismo q.b. Mas para uma melhor compreensão do estilo por mim adotado, passo a citar o prefaciador da obra, o meu amigo e professor galego Antonio Gil Hernandez que afirma a um dado tempo: “ Considero que Lucibei ( nome pelo qual é também conhecida Lúcia Ribeiro) trata o eu lírico com estranha delicadeza, amplidão e profundidade, e, não obstante, com uma espontaneidade que induz a leitora e o leitor a assumir um papel ativo, como se precisasse pôr-se no lugar da poetisa e não apenas de fora, como simples assistentes …”

SMC -Onde podemos comprar o seu livro?

Lúcia Ribeiro - O livro pode ser adquirido diretamente à autora através do email: lucibei2@hotmail.com., ou à editora: http://editoramodocromia.blogspot.pt , na WOOK, na Bertrand, na livraria Dargil e no Sítio do Livro.

SMC - De forma geral qual a mensagem que você quer transmitir ao leitor através de seus textos literários?

Lúcia Ribeiro - Foi sempre minha preocupação tentar demonstrar que a poesia é uma arte nobre, que não necessita de lançar mão de uma linguagem rebuscada para ter qualidade. Como docente, tenho lutado para que os meus alunos aprendam a gostar de poesia; ora isso só acontecerá quando conseguirem perceber o que estão lendo e se sentirem motivados para ler e criar poesia. Só assim ganharão gosto por este género de literatura e partirão à procura de composições poéticas mais elaboradas.

SMC - Quais os seus principais objetivos como escritora? Pensas em publicar um novo livro?

Lúcia Ribeiro - Estou neste momento a preparar o meu 3º livro, que se intitula “Erótica Mente” ao qual falta, apenas, a ilustração que está em fase de acabamento. Posto isto será publicado. Mas não penso ficar por aqui, quero produzir mais, melhorando a qualidade; aguardo, por isso, ansiosamente, que a minha atividade profissional me permita dedicar por inteiro ao exercício da escrita,

SMC - Quais os principais hobbies da escritora Lúcia Ribeiro?

Lúcia Ribeiro - Adoro a leitura, as tertúlias poéticas, a fotografia (mal grado a falta de jeito), a dança, enfim, quase todo o tipo de atividades que aliem o relaxe ao prazer.

SMC - Como você vê a Literatura portuguesa?

Lúcia Ribeiro - A literatura portuguesa está bem e recomenda-se. Temos os clássicos que nunca perdem de moda, os contemporâneos bem cotados no mercado e um manancial de novos autores desde prosadores a poetas de grande qualidade. Portugal é, sem dúvida, e cada vez mais, um alfobre de escritores.

SMC - Quais as melhorias que você citaria para o mercado literário em Portugal?

Lúcia Ribeiro - Aproveito esta questão, não, para falar de autores conceituados, mas para lembrar que, hoje em dia, há um grande número de novos autores, alguns de grande qualidade que não vislumbram sequer a hipótese de editar os seus trabalhos, pois o panorama editorial não atravessa a melhor das fases e a maioria dos autores não tem possibilidades económicas para fazer uma edição de autor. Vai restando a possibilidade de participação em antologias, para alguns, “a luz ao fundo do túnel”. Acho que devia apostar-se mais nestes novos autores… o panorama literário português precisa urgentemente de novos mecenas.

SMC - Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor, muito bom conhecer melhor a Escritora Lúcia Ribeiro, que mensagem você deixa para os nossos leitores?

Lúcia Ribeiro - Gostaria de convidar os leitores que nunca me leram, a tentarem fazê-lo, e, se não gostarem, a pedir-lhes, encarecidamente, que não desistam; leiam outros autores que os há, e, bons. Se se sentem tentados a escrever, escrevam. Percam o receio de fazer transbordar de vós os desabafos da alma. Assim se começa!

Participe do projeto Divulga Escritor
https://www.facebook.com/DivulgaEscritor
Lucibei
Enviado por Lucibei em 10/03/2014
Alterado em 10/03/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras